Miracles..

9.5.16


Estou apaixonada. Pelo Morgan Freeman. Pelo programa de domingo á noite "A História de Deus". Pelo argumento. Pela forma como é conduzido. Por daquela coisa rectangular, sair finalmente um programa que nos põe de facto a pensar e reflectir.
O programa percorre todas as correntes: taoismo, judaísmo, cristianismo, hinduísmo.
A que conheço melhor é o cristianismo pelo meio cultural em que vivo, e o budismo por estudo e curiosidade pessoal.
Ontem fiquei a saber que os taoistas usam a chamada calculadora de destino. E uso agora algumas citações do programa. Embora façam essa espécie de mapa de destino a vida é uma viagem, em que nós temos sempre controlo da direcção. Somos nós ao volante do carro. Há becos sem saída e muitos obstáculos. Se soubermos onde estão podemos controlar o carro. O pensamento taoista defende que estamos ligados a tudo que nos rodeia. Tudo é feito de energia que nos une. Feng Shui - Vento e água. E esta frase é a que me pôs a pensar: Os passáros não voam, são voados. Os peixes não nadam, são levados pela água. Sim, de facto não existindo corrente de ar, os passáros não poderiam voar e sem água os peixes não poderiam nadar. Tudo o que nos acontece é o resultado de todas as coisas a que estamos ligados. Faz-me pensar se não devíamos deixar de nos esforçar tanto para controlar a nossa vida e aprender a deixarmos-nos levar pela onda da vida. Claro que esta frase tem sempre a ressalva que temos sempre o controlo da direcção por onde queremos ir. Mas também há o "deixar acontecer".
"Muito do que consideramos milagroso começa na nossa mente. Fechamos os olhos quando rezamos. Fazemos isso para concentrar a mente. Para ignorar as distracções do dia a dia, para que a nossa mente possa alcançar o que inicialmente achamos impossível."
O Budismo acredita que todos temos o poder mental de fazer milagres. A causa do sofrimento é o apego dizem eles.  Mas para mim é difícil perceber, qual apego? Pelas coisas materiais? Esse desapego é fácil de praticar. Mas não pomos nós um valor sentimental nas coisas materiais? Por exemplo há roupa, brinquedos que não me consigo desfazer pois representam uma fase na vida dos meus filhos. Mas e o apego pelas pessoas? O que é o finalmente o desapego? Como se pratica esse desapego se a saudade é algo real? Se é real a necessidade de ter presente as pessoas que gostamos? O que fazemos a essa necessidade?

O programa de ontem falava sobre milagres. O milagre hoje em dia passa pela cura, amor, reconciliação. O verdadeiro milagre é transformar a mente humana. Objectivo do budismo é todos somos capazes de muito mais do que pensamos. Basta esforçamo-nos nesse sentido.

"Milagres, sejam como for que os definimos, dão-nos esperança. Levam-nos a criar realidade através da possibilidade."



My Instagram (@mimoseafetos)
My InstaShop (@babymimoseafetos)

Sofia Almeida





Sem comentários:

Enviar um comentário